Apostila de quimica para o 2º ano
Assunto: Soluções
http://www.4shared.com/office/3AYQwqtX/solucoes.html
se as turmas de 2º ano preferirem usaremos apostilas por apresentarem um conteudo mais resumido.
A Biologia é uma ciência que encanta as pessoas apaixonadas pela vida e pela natureza.
Translate
terça-feira, 17 de abril de 2012
Slids de vírus e do reino monera para os alunos do 2º G
http://www.4shared.com/office/r3jGiNWD/Reino_Monera1.html
http://www.4shared.com/office/C8lJBxHI/reino_monera_cursinho_2010.html
http://www.4shared.com/office/VQWvzaoY/virus_e_viroses_mod_2010.html
os alunos que se interessarem em baixar estes arquivos poderão estudar por eles para fazer a prova de recuperação.
http://www.4shared.com/office/r3jGiNWD/Reino_Monera1.html
http://www.4shared.com/office/C8lJBxHI/reino_monera_cursinho_2010.html
http://www.4shared.com/office/VQWvzaoY/virus_e_viroses_mod_2010.html
os alunos que se interessarem em baixar estes arquivos poderão estudar por eles para fazer a prova de recuperação.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Slids do aulão de revisão de biologia do 3º ano EREM João Lopes
1ª lei de Mendel
http://www.4shared.com/office/wJGrCDjd/CAPTULO_1_-_Os_trabalhos_de_Me.html
2ª Lei de Mendel
http://www.4shared.com/office/-DE9Ju00/Segunda_Lei_de_Mendel.html
Sistema ABO
http://www.4shared.com/office/Bosdk1L-/Sistema_ABO_aula_Andra1.html
1ª lei de Mendel
http://www.4shared.com/office/wJGrCDjd/CAPTULO_1_-_Os_trabalhos_de_Me.html
2ª Lei de Mendel
http://www.4shared.com/office/-DE9Ju00/Segunda_Lei_de_Mendel.html
Sistema ABO
http://www.4shared.com/office/Bosdk1L-/Sistema_ABO_aula_Andra1.html
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Para os alunos do 2º G da escola João Lopes que tiraram nota inferior a 2,0 no primeiro exercício
O aluno deverá copiar e colar para poder responder as questões que deverão ser entregue no dia 11/04/2012
Escola João Lopes de Siqueira Santos
Aluno: _________________________________________ Nº_____ Vale
Série: _______ Turma __________ Data ___/___/___ 3,0 pontos
1º Exercicio de recuperação de Biologia
06. (Unifesp-SP) Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides), alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica) e o cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta).
O aluno deverá copiar e colar para poder responder as questões que deverão ser entregue no dia 11/04/2012
Escola João Lopes de Siqueira Santos
Aluno: _________________________________________ Nº_____ Vale
Série: _______ Turma __________ Data ___/___/___ 3,0 pontos
1º Exercicio de recuperação de Biologia
01.
(UFCE) Com relação à taxonomia, assinale a afirmativa incorreta.
a)
Os sistemas modernos de classificação fundamentam-se na filogênese.
b)
Os nomes científicos devem ser latinos ou latinizados.
c)
O nome genérico pode ser escrito isoladamente.
d)
A nomenclatura das subespécies é trinomial.
e)
Os grupos taxonômicos principais em ordem decrescente são: reino, filo ou ramo,
classe, família, ordem, gênero e espécie.
02.
(Udesc) O cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus)
e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica.
Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a):
a) gênero
b) espécie
c) subespécie
d) raça
a) gênero
b) espécie
c) subespécie
d) raça
e) variedade
03. (UFPE - adaptado) Para estudar e
compreender a variedade de organismos, em todos os ambientes, tornou-se
necessário classificá-los e agrupá-los de acordo com suas características
semelhantes. Sobre esse assunto, analise as alternativas a seguir.
1. Atualmente a
estrutura e anatomia dos seres vivos, a composição química das proteínas e dos
seus genes são critérios utilizados na sua classificação.
2. A teoria
evolucionista estabelece que as diversas espécies de organismos existentes na
Terra evoluíram a partir de ancestrais comuns, por modificação.
3. A hierarquia
taxonômica é na seqüência: reino, filo, classe, ordem, gênero, família e
espécie.
4. Musca Domestica é a grafia do nome
científico de uma espécie de mosca.
Estão
corretas apenas
a)
1, 2 e 4.
b)
1, 3 e 4.
c)
1 e 2.
d)
2, 3 e 4.
e)
2 e 4.
04. (UFMA) A Comissão Internacional de
Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de
todo o mundo. Identifique abaixo o nome científico escrito corretamente:
a)
charadrius Collaris -
Maçarico-de-coleira
b)
Eudocimus Ruber - Guará
c)
Arenaria interpres - Maçarico
vira-pedras
d)
Falco Peregrinus - Gavião-peregrino
e)
Himantopus Himantopus -
Maçarico-pernilongo
05. (Unirio-RJ) Se reunirmos as famílias
Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos
que todos são carnívoros, portanto, pertencem à (ao) mesma (o)
a)
espécie
b)
ordem.
c)
subespécie.
d)
família.
e)
gênero.
06. (Unifesp-SP) Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides), alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica) e o cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta).
Considerando os critérios da
classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies
domingo, 8 de abril de 2012
Para os alunos do 3º ano da escola João Lopes que tiraram nota inferior a 4,0 no 2º exercicio
para responder, siga o mesmo procedimento do exercicio 1
Entregar no dia 11/04/2012
ESCOLA JOÃO LOPES DE SIQUEIRA SANTOS
2º exercicio de recuperação de biologia
para responder, siga o mesmo procedimento do exercicio 1
Entregar no dia 11/04/2012
ESCOLA JOÃO LOPES DE SIQUEIRA SANTOS
DISCIPLINA:
BIOLOGIA
ALUNO(A):____________________________
Nº____
SÉRIE
______ TURMA _______ DATA ___/___/___
PROFESSOR:
SERGIVALDO LEITE
1) Um casal de olhos castanhos (dominante)
tem 4 filhos de olhos azuis (recessivo). Pergunta-se:
A) Qual é a probabilidade de o 5º ter
também olhos azuis?
B) Qual é a probabilidade de que ele
tenha olhos castanhos?
2) Alguns centros de pesquisa na Inglaterra
estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose
cística, uma doença autossômica recessiva grave particularmente comum em
caucasianos.
Toda pessoa na qual o alelo é detectado
recebe orientação a respeito dos ricos de vir ater um descendente com a
anomalia. Um inglês heterozigoto para a característica é casado com uma mulher
normal, filha de pais normais, mas cujo irmão morreu na infância vítima de
fibrose cística.
Calcule a probabilidade de que esse
casal venha a ter uma criança com fibrose Cística. Justifique sua resposta.
3) A tipagem sanguínea realizada no
acompanhamento de saúde materno-infantil, feita na mãe e na criança, diminuiria
os casos de eritroblastose fetal (incompatibilidade sanguínea
relacionada à presença do fator Rh), pois proporciona ao médico a informação
necessária, logo após o parto, à adoção da injeção de soro anti-Rh na mãe, nos
casos que forem pertinentes, evitando distúrbios na saúde dos futuros filhos e
óbitos desnecessários.
O genótipo materno e da criança
necessários à ocorrência da doença referida no texto.
Materno Criança
a) DD ou Dd Dd
b) dd Dd
c) DD ou dd Dd
d) Dd ou dd DD
e) DD Dd
4) A Talassemia é uma doença
hereditária do sangue humano, que resulta em anemia. A anemia aguda ( talassemia
maior ) é encontrada em indivíduos TmTm e sua forma mais
suave TmTn (Talassemia menor). Os indivíduos TnTn são normais. Se todos
os indivíduos com Talessemia maior morrem antes da maturidade sexual, que
proporção de adultos normais poderemos esperar na geração F1, originaria de casamento
de indivíduos com Talassemia menor e indivíduos normais?
a) 1/3 b) ¼ c)
¾ d)
½ e)
2/3
5) Estela e Ester são gêmeas
univitelinas e normais quanto a pigmentação da pele. Estela casa com um homem
normal e têm dez filhos todos normais, Ester casa-se com um homem normal e tem
oito filhos, seis normais e dois albinos. Os genótipos das gêmeas serão:
6) Em galinhas Andaluzas , os genes
para plumagem branca ou preta são codominantes, tendo o heterozigoto cor
azulada. Que cruzamento é necessário para obter uma linhagem pura de cor azulada?
sexta-feira, 6 de abril de 2012
Para os alunos do 3º ano que tiraram nota inferior a 2,5 responder o exercicio e entregar na quarta-feira, dia 11/04/2012.
Para responder o aluno deverá copiar e depois colar no word em seguida imprimir e responder.
boa sorte
Escola João Lopes de Siqueira Santos
Aluno:______________________________ Nº_____
Série _________ Turma ________ data ___/___/___
Recuperação do 1º Exercicio de biologia
01) As descobertas Mendel, apesar de muito importantes, permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas, um alemão - K. Correns, um austríaco - E. Tschermak e outro neerlandês - H. de Vries. Originalmente pensava-se que o austríaco Eric von Tschermark teria sido um dos "redescobridores" mas nunca mais foi aceite. Sua teoria foi essencial para a síntese evolutiva moderna. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel/ Acessado em: 16/03/2011).
Em relação as descobertas de Mendel:
a) explique em que consiste a primeira Lei de Mendel
b) explique em que consiste a segunda Lei de Mendel.
02) (UnB) Os fatores para dois ou mais caracteres não se fundem no híbrido, distribuindo se independentemente para os gametas, onde se recombinam ao acaso.Trata-se da:
a) Primeira Lei de Mendel.
b) Segunda Lei de Mendel.
c) Lei da Herança Intermediária.
d) Lei da Dependência dos Fatores.
e) Lei dos Alelos Múltiplos.
03) Considere a segunda lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelos genótipos abaixo:
a) AaBb
b) AABb
c) aabb
04) (Ufla-MG) Considere a segunda lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelo genótipo aaBbccDdEE.
a) a; B;b;c;D;d;E
b) aBcDE; aBcdE; abcDE; abcdE.
c) aa; Bb; cc; Dd; EE.
d) aaBb; ccDd; aaEE; BbDd.
e) aB; bc; cD; dE.
Assinar:
Postagens (Atom)