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terça-feira, 17 de abril de 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Para os alunos do 2º G da escola João Lopes que tiraram nota inferior a 2,0 no primeiro exercício

O aluno deverá copiar e colar para poder responder as questões que deverão ser entregue no dia 11/04/2012

Escola João Lopes de Siqueira Santos
Aluno: _________________________________________ Nº_____                  Vale
Série: _______ Turma __________ Data ___/___/___                                     3,0 pontos

1º Exercicio de recuperação de Biologia

01. (UFCE) Com relação à taxonomia, assinale a afirmativa incorreta.
a) Os sistemas modernos de classificação fundamentam-se na filogênese.
b) Os nomes científicos devem ser latinos ou latinizados.
c) O nome genérico pode ser escrito isoladamente.
d) A nomenclatura das subespécies é trinomial.
e) Os grupos taxonômicos principais em ordem decrescente são: reino, filo ou ramo, classe, família, ordem, gênero e espécie.

02. (Udesc) O cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a):
a) gênero
b) espécie
c) subespécie
d) raça
e) variedade

03. (UFPE - adaptado) Para estudar e compreender a variedade de organismos, em todos os ambientes, tornou-se necessário classificá-los e agrupá-los de acordo com suas características semelhantes. Sobre esse assunto, analise as alternativas a seguir.
1. Atualmente a estrutura e anatomia dos seres vivos, a composição química das proteínas e dos seus genes são critérios utilizados na sua classificação.
2. A teoria evolucionista estabelece que as diversas espécies de organismos existentes na Terra evoluíram a partir de ancestrais comuns, por modificação.
3. A hierarquia taxonômica é na seqüência: reino, filo, classe, ordem, gênero, família e espécie.
4. Musca Domestica é a grafia do nome científico de uma espécie de mosca.
Estão corretas apenas
a) 1, 2 e 4.
b) 1, 3 e 4.
c) 1 e 2.
d) 2, 3 e 4.
e) 2 e 4.

04. (UFMA) A Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica estabelece regras que são seguidas pelos cientistas de todo o mundo. Identifique abaixo o nome científico escrito corretamente:
a) charadrius Collaris - Maçarico-de-coleira
b) Eudocimus Ruber - Guará
c) Arenaria interpres - Maçarico vira-pedras
d) Falco Peregrinus - Gavião-peregrino
e) Himantopus Himantopus - Maçarico-pernilongo

05. (Unirio-RJ) Se reunirmos as famílias Canidae (cães), Ursidae (ursos), Hienidae (hienas) e Felidae (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à (ao) mesma (o)
a) espécie
b) ordem.
c) subespécie.
d) família.
e) gênero.

06. (Unifesp-SP) Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides), alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica) e o cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta).
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies

domingo, 8 de abril de 2012

Para os alunos do 3º ano da escola João Lopes que tiraram nota inferior a 4,0 no 2º exercicio
para responder, siga o mesmo procedimento do exercicio 1
Entregar no dia 11/04/2012

ESCOLA JOÃO LOPES DE SIQUEIRA SANTOS
DISCIPLINA: BIOLOGIA
ALUNO(A):____________________________ Nº____
SÉRIE ______ TURMA _______ DATA ___/___/___
PROFESSOR: SERGIVALDO LEITE

2º exercicio de recuperação de biologia 

1) Um casal de olhos castanhos (dominante) tem 4 filhos de olhos azuis (recessivo). Pergunta-se:
A) Qual é a probabilidade de o 5º ter também olhos azuis?
B) Qual é a probabilidade de que ele tenha olhos castanhos?

2) Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva grave particularmente comum em caucasianos.
Toda pessoa na qual o alelo é detectado recebe orientação a respeito dos ricos de vir ater um descendente com a anomalia. Um inglês heterozigoto para a característica é casado com uma mulher normal, filha de pais normais, mas cujo irmão morreu na infância vítima de fibrose cística.
Calcule a probabilidade de que esse casal venha a ter uma criança com fibrose Cística. Justifique sua resposta.
 
3) A tipagem sanguínea realizada no acompanhamento de saúde materno-infantil, feita na mãe e na criança, diminuiria os casos de eritroblastose fetal (incompatibilidade sanguínea relacionada à presença do fator Rh), pois proporciona ao médico a informação necessária, logo após o parto, à adoção da injeção de soro anti-Rh na mãe, nos casos que forem pertinentes, evitando distúrbios na saúde dos futuros filhos e óbitos desnecessários.
O genótipo materno e da criança necessários à ocorrência da doença referida no texto.
   Materno         Criança
a) DD ou Dd     Dd
b) dd                Dd
c) DD ou dd     Dd
d) Dd ou dd     DD
e) DD               Dd
 
4) A Talassemia é uma doença hereditária do sangue humano, que resulta em anemia. A anemia aguda ( talassemia maior ) é encontrada em indivíduos TmTm e sua forma mais suave TmTn (Talassemia menor). Os indivíduos TnTn são normais. Se todos os indivíduos com Talessemia maior morrem antes da maturidade sexual, que proporção de adultos normais poderemos esperar na geração F1, originaria de casamento de indivíduos com Talassemia menor e indivíduos normais?
a) 1/3                b) ¼                 c) ¾                 d) ½                 e) 2/3

5) Estela e Ester são gêmeas univitelinas e normais quanto a pigmentação da pele. Estela casa com um homem normal e têm dez filhos todos normais, Ester casa-se com um homem normal e tem oito filhos, seis normais e dois albinos. Os genótipos das gêmeas serão:
 
6) Em galinhas Andaluzas , os genes para plumagem branca ou preta são codominantes, tendo o heterozigoto cor azulada. Que cruzamento é necessário para obter uma linhagem pura de cor azulada?

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Para os alunos do 3º ano que tiraram nota inferior a 2,5 responder o exercicio e entregar na quarta-feira, dia 11/04/2012.
Para responder o aluno deverá copiar e depois colar no word em seguida imprimir e responder.
boa sorte

Escola João Lopes de Siqueira Santos
Aluno:______________________________ Nº_____
Série _________ Turma ________ data ___/___/___

Recuperação do 1º Exercicio de biologia

01) As descobertas Mendel, apesar de muito importantes, permaneceram praticamente ignoradas até aos começos do século XX (embora tivessem estado disponíveis nas maiores bibliotecas da Europa e dos Estados Unidos). Sendo publicadas somente no início do século XX, anos após a morte de Mendel; foram "redescobertas" por um grupo de cientistas, um alemão - K. Correns, um austríaco - E. Tschermak e outro neerlandês - H. de Vries. Originalmente pensava-se que o austríaco Eric von Tschermark teria sido um dos "redescobridores" mas nunca mais foi aceite. Sua teoria foi essencial para a síntese evolutiva moderna. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel/ Acessado em: 16/03/2011).
Em relação as descobertas de Mendel:

a) explique em que consiste a primeira Lei de Mendel
b) explique em que consiste a segunda Lei de Mendel.

02) (UnB) Os fatores para dois ou mais caracteres não se fundem no híbrido, distribuindo se independentemente para os gametas, onde se recombinam ao acaso.Trata-se da:
a) Primeira Lei de Mendel.
b) Segunda Lei de Mendel.
c) Lei da Herança Intermediária.
d) Lei da Dependência dos Fatores.
e) Lei dos Alelos Múltiplos.

03) Considere a segunda lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelos genótipos abaixo:
a) AaBb
b) AABb
c) aabb

04) (Ufla-MG) Considere a segunda lei de Mendel ou lei da distribuição independente e indique os gametas produzidos pelo genótipo aaBbccDdEE.
a) a; B;b;c;D;d;E
b) aBcDE; aBcdE; abcDE; abcdE.
c) aa; Bb; cc; Dd; EE.
d) aaBb; ccDd; aaEE; BbDd.
e) aB; bc; cD; dE.